Papel Cult

Existe vanguarda carioca?

Jorge Antunes, nascido no RJ e precursor da música eletroacústica no Brasil

Jorge Antunes, nascido no RJ e precursor da música eletroacústica no Brasil

Quem acompanha a cena musical brasileira certamente já notou nos últimos anos o relativo destaque que São Paulo conseguiu, não só nacionalmente, com sua versão contemporânea da chamada “vanguarda paulista”, movimento esse que teve sua gênese nos anos 80, e ainda que na época tenha sido pouco celebrado pelo público, acabou por revelar grandes nomes da nossa música, sendo seus maiores representantes Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Atualmente, por sua vez, o que temos são figuras que parecem ditar os novos caminhos que a Música Popular Brasileira pode seguir, personagens como Juçara Marçal e o seu Metá Metá, que juntos ganharam as páginas do mundo sob a famosa fórmula de samba, raízes africanas e contornos estrangeiros, fusão que foi muito bem recebida em seu elogiado MetaL MetaL, segundo álbum de estúdio. Ok, talvez não seja lá algo muito exótico ou diferente do que já vivemos em outros tempos, épocas tropicalistas, de Clube da Esquina e afins; no entanto, o que quero expor aqui, como evidencia o título, está na tentativa de identificar cena semelhante em terras cariocas, no que poderíamos classificar como “vanguarda carioca”, ou algo do tipo. Afinal, isso realmente existe no Rio de Janeiro? Seria somente exclusividade dos paulistas?

Respondo: sim, existe. Respondo novamente: não, não é monopólio dos paulistas. Entretanto, primeiro seria necessário esclarecer rapidamente o que há no Rio de Janeiro e que me parece uma natureza cultural nociva muito maior do que a de São Paulo, algo até mesmo distinto do que ocorre em outros pólos musicais do Brasil, se assim posso classificá-los. Como expus uma vez, aqui mesmo, em um artigo, o estado do Rio talvez seja o que mais sofre com essa ausência significativa de um real movimento, cena musical etc. Há anos que isso não acontece com grande magnitude. No RJ, a fomentação do que ocorre de novo, de diverso, acaba sucedendo de modo menos incisivo do que em outros estados, principalmente em São  Paulo, ao menos em proporções significativas.

Exceto pelo funk carioca, o que surge por aqui parece ficar apenas… por aqui, em seu aspecto localizado, sem muita projeção global ou mesmo nacional; ainda assim, mesmo que não haja uma grande base de abastecimento do que surge de interessante e heterogêneo em território fluminense, algo que realmente tonifique os músicos de um contexto underground cada vez mais chefiado pelo investimento fiel dos poucos selos independentes que auxiliam nesse processo, apesar de todas essas dissonâncias, ainda podemos identificar algo que (unificado) possui um valor de imensa representatividade simbólica. Pode não ser um movimento real, ou mesmo uma cena, é verdade. Ainda não. Mas certamente trata-se de uma “zona” importante, uma força disforme e perfeitamente notável em suas limitações, como bem sentencia Ava Rocha (filha do icônico cineasta Glauber Rocha) em entrevista ao portal Vírgula, Ava que também pertence a esse novo caminho, esses novos ares. Pois, nessa leva, nesse sentimento otimista de enxergar o copo meio cheio, listo aqui 10 nomes que representam, de alguma forma, essa nova “zona”, essa cariocawave que vive às sombras, sob uma beleza sutil que parece visível apenas aos olhos sensíveis, seja pela sonoridade ou na relação particular que possuem com o Rio de Janeiro.

a3375874545_10

Cadu Tenório + Marcio Bulk – Banquete

Ano: 2014

Escute

a0736455712_10

Cássio Figueiredo – Dias

Ano: 2015

Escute

a0678919028_10

Chinese Cookie Poets – ■

Ano: 2014

Escute

a2753594766_10

Baby Hitler – Hey Babe

Ano: 2014

Escute

a2081719261_10

Bemônio – Lágrimas de Sangue e Fezes

Ano: 2014

Escute

a3522530869_10

Adeus – Estímulos Sensoriais e Psicológicos Necessários Para a Sua Manutenção e Motivação

Ano: 2014

Escute

a3197281893_10

Negro Leo – Ilhas de Calor

Ano: 2014

Escute

ricardodonoso_saravaexu

Ricardo Donoso – Saravá Exu

Ano: 2015

Escute

AVA-capa

Ava Rocha – Ava Patrya Yndia Yracema

Ano: 2015

Escute

a2218128591_10

Dedo – Rainha

Ano: 2014

Escute

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: